"Recordar Filosofia"


DEUS. Um grande mistério. Não sabemos se Ele realmente existe, uns acreditam, outros não. Segundo a letra da música “Que Deus?”, muita gente reza, acredita e morre por Deus, muitos dizem que Ele está em todo lado, mas se Ele está em todo o lado, porque é que existem guerras, mortes horríveis, discriminação e pobreza?
Em Filosofia aprendemos que antigamente já se considerava Deus como a verdadeira razão de ser de todas as coisas, e hoje muitas pessoas ainda têm esta mentalidade. Quando o homem se apercebe da sua fragilidade ao reconhecer os seus limites (algo que faz a grandeza do homem é reconhecer a sua pequenez e impotência) acreditamos em algo superior a nós, algo que nos transcende, e então acreditamos que depois da morte ainda existe vida, e isto leva-me a um dos versos da música “Se calhar desse lado está a felicidade mais pura”, pois se aqui na Terra existe o mal, talvez do outro lado sejamos felizes, não haja o mal que existe.
Mas acreditando ou não na vida para além da morte é evidente que vamos morrer um dia, mas é graças ao acreditarmos na transcendência que acreditamos que isso pode mudar, apesar de que a religião não sugere nada, apenas faz com que ultrapassemos os nossos limites e dificuldades.
Nos últimos versos da música “Penso na origem de tudo e penso como será o fim. A morte é o fim ou é um novo amanhecer? Se é começar outra vez então já posso morrer...” Para mim o que o autor questiona nestes versos, é que se a morte é decerto o fim ou um novo recomeçar para nós sermos pessoas melhores, pois já tivemos os nossos erros e cada um aprendeu com isso, e ele ainda acrescenta que se for um começar então já pode morrer.
Em suma quantas mais respostas sobre Deus temos, ainda com mais dúvidas ficamos, esta letra da música retrata muito os objectivos essenciais da filosofia e as perguntas que muitas pessoas gostariam de ver totalmente respondidas sobre um assunto que ainda hoje muitos tentam explicar.

  Elisabete Pinho nº8 11ºB

Comentários

Mensagens populares deste blogue

T.P.C. 11º ano - 9-02-2011

Obesidade mental

O conhecimento ao serviço da Humanidade