Actividade para Filosofia - 10º ano

  Suponham que é preciso tomar uma decisão que envolve desocupar uma zona na qual vivem pessoas com baixa renda e, em todos os sentidos, baixa nível de bem-estar. Em nome da simplicidade, nós assumiremos que qualquer esquema de reabilitação trará benefícios à comunidade, através do lucro nos negócios, empregos na construção e melhoramento na habitação. Assumamos, também, que existem duas alternativas possíveis e que uma delas precisa de ser escolhida. A primeira melhoraria as casas para benefício daqueles que já vivem nesse lugar. A segunda substituiria as casas por outras mais caras. Ambas as alternativas beneficiariam ricos e pobres, mas não da mesma forma. A primeira beneficiaria mais os ricos do que os pobres porque seria mais lucrativo para os interesses dos negócios e propiciaria casas de renda mais elevada, mas aumentaria a população e os alugueres.

                                                                                     P.Singer, Ética Prática, Gradiva, Lisboa, 2001.
- Enuncie qual das duas alternativas possíveis seria escolhida por si e porquê.

- Indique que tipos de valores orientam a sua decisão (económicos, éticas, políticos)

- A partir da ética utilitarista, clarifique em que medida a sua decisão produz "Uma maior felicidade para um maior número possível de pessoas".

Comentários

  1. Após a análise do texto, acima descrito,as minhas respostas às questões são as seguintes:
    - Enuncie qual das duas alternativas possíveis seria escolhida por si e porquê.
    -> Escolheria a segunda alternativa, pois considero que as pessoas que habitam essa zona, como qualquer outra, têm o direito de ter asseguradas as suas necessidades básicas, quer fisiológicas quer habitacionais, e que só com essa estabilidade garantida poderão concretizar os seus objectivos de vida.

    - Indique que tipos de valores orientam a sua decisão (económicos, éticas, políticos)
    -> Os valores que originaram a minha decisão são éticos.

    - A partir da ética utilitarista, clarifique em que medida a sua decisão produz "Uma maior felicidade para um maior número possível de pessoas".
    -> A minha decisão produz “uma maior felicidade para um maior número possível de pessoas” pois com ela ambas as partes ficariam a ganhar, os habitantes da zona pois veriam as suas condições de vida melhoradas e para os construtores pois veriam a criação de postos de trabalho e lucros nos negócios.

    Mafalda Barreto 10ºC nº21

    ResponderEliminar
  2. Depois da leitura e análise do texto acima enunciado e tendo-me sido pedido para responder ás seguintes questões:
    1. Enuncie qual das duas alternativas possíveis seria escolhida por si e porquê.
    2. Indique que tipos de valores orientam a sua decisão (económicos, éticas, políticos)
    3. A partir da ética utilitarista, clarifique em que medida a sua decisão produz "Uma maior felicidade para um maior número possível de pessoas".
    Penso que:
    1. Das duas alternativas propostas no texto acima descrito escolheria a segunda alternativa, na medida que traria melhores condições de vida para os habitantes da zona.
    2. Os valores que orientam a minha decisão são valores éticos pois distancia-se da moral. Na medida de tornar a decisão mais favorável ao maior número de pessoas possível em vez do cumprimento daquilo que está previamente estabelecido (o que acontece com a moral).
    3. Tendo-me sido pedido para clarificar em que medida a minha decisão produziria uma "maior felicidade para o maior número possível de pessoas", penso que: a minha decisão o produziria. Pois das duas alternativas descritas no texto pareceu-me a que mais beneficiava as pessoas.
    Na primeira alternativa, as pessoas que já viviam no lugar iriam ficar beneficiadas em ralação aos novos habitantes que tinham de abandonar a sua área de habitação sem qualquer culpa. Então, na segunda isso não acontecia. Na segunda o efeito "maior felicidade para o maior número de pessoas possível" é mais provável de acontecer. Beneficiaria, os novos habitantes e os habitantes anteriores, beneficiaria também as pessoas na medida da criação de postos de trabalho e mais lucros nos negócios .

    ResponderEliminar
  3. Após a análise do texto, respondo às questões colocadas anteriormente.

    1)No meu caso, eu escolheria a segunda alternativa, porque acho que a população que que reside nessa zona teria assim melhores condições de vida.

    2)Os valores que influenciaram a minha escolha, foram os valores éticos.

    3) Produziria uma «maior felicidade para o maior número possível de pessoas», porque para além dos valores económicos (lucros, trabalhos, criações, projectos e etc), também existiriam os valores éticos que faziam uma população sentir-se mais segura e com melhores condições de vida, ou seja, ficavam todos com algo a ganhar.

    Beatriz Soares, 10ºC

    ResponderEliminar
  4. -Enuncie qual das duas alternativas possíveis seria escolhida por si e porquê.

    - Das duas alternativas que me são dadas eu optava pela segunda opção, pois esta oferece melhores condições de vida à população residente nessa zona.

    - Indique que tipos de valores orientam a sua decisão (económicos, éticas, políticos).

    - A minha decisão foi tomada tendo em conta os valores éticos.

    - A partir da ética utilitarista, clarifique em que medida a sua decisão produz "Uma maior felicidade para um maior número possível de pessoas".

    - Penso que com esta decisão existe uma maior felicidade para um maior número de pessoas, pois as pessoas vão ter melhores condições de vida.

    Miguel Martins,10ºC

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

T.P.C. 11º ano - 9-02-2011

Obesidade mental

Reflexão individual do módulo 0397