Resumo da aula (31/01/11)

No dia 31 de Janeiro, na aula de Filosofia procedemos a revisões sobre a matéria que foi estudada durante as aulas mais recentes.
Através de um esquema fornecido pela professora, foi possível sintetizar de forma simples e fiél o tema Arguementação e Filosofia.
O esquema começava por contextualizar a argumentação na resolução democrática dos problemas. Posteriormente, distinguia a utilização da argumentação na Grécia Antiga e nas democracias atuais.
Na Grécia Antiga, verificamos a existência de um conflito entre filósofos, que seguiam a realidade apresentando um discurso filosófico, e retores, que iludem através da aparência e apresentam um discurso sofista.
Nas democracias actuais, e após o contributo de Perelman, distinguimos retórica negra de retórica branca. A primeira utiliza a manipulação e está presente no discurso político e no discurso publicitário e à semelhança dos sofistas faz um mau uso da retórica.
O segundo tenta convencer sem enganar e segue a racionalidade dos filósofos para resolver problemas da dimensão Antropológica. Através deste chegamos a soluções justas e equitativas que representam o melhor para o maior número de pessoas ou o pior para o menor número de pessoas, obedecendo a princípios éticos.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

T.P.C. 11º ano - 9-02-2011

Obesidade mental

Reflexão individual do módulo 0397