Palestra sobre a motivação organizada pela turma 10ºB da ESJSC

Solicito a todos os discentes um breve comentário sobre o conceito de motivação.

Comentários

  1. Patrícia Oliveira Nº17 10ºE26 de fevereiro de 2011 às 08:03

     CONCEITO DE MOTIVAÇÃO :

    Motivação é uma condição do organismo que influencia a direção (orientação para um objeto) do comportamento e um impulso que leva a ação, "por que o individuo se comporta da maneira como ele o faz?".
    O estudo da motivação comporta a busca de principais(gerais) que nos auxiliam a compreender, por que seres humanos e animais em determinadas situações específicas escolhem, iniciem ou mantêm determinadas ações.

    -> ter atitude+determinação+companheirismo=vitória

    "A motivação é um conjunto de forças internas que mobilizam e orientam a acção de um organismo em direcção a determinados objectivos como resposta a um estado de necessidade, carência ou desequilíbrio"

    Para que haja motivação é necessária a prensença de factores, factores internos(prazer, satisfação) e factores externos(recompensa e elogios/ganhos).


    -> "Não desistir e ultrapassar os problemas, torna-nos mais fortes e capazes de muito mais! " é o pensamento que devemos ter para estarmos motivados , confiantes com alta auto-estima.

    ResponderEliminar
  2. Motivação designa em psicologia, etologia e noutras ciências humanas a condição do organismo que influencia a direcção do comportamento. Noutras palavras é o impulso interno que leva à acção. Assim a principal questão da psicologia da motivação é "por que é que o indivíduo se comporta da maneira como ele o faz?". "O estudo da motivação comporta a busca de princípios que nos auxiliem a compreender, porque é que os seres humanos e os animais em determinadas situações específicas escolhem, iniciam e mantém determinadas acções"

    ResponderEliminar
  3. Motivação é o impulso interno que leva à acção. É o conjunto de forças internas que mobilizam o indivíduo para atingir um dado objectivo como resposta a um estado de necessidade, carência ou desequilíbrio.
    A palavra motivação vem do latim "movere", que significa mover. A motivação é, então, aquilo que é susceptível de mover o indivíduo, de o levar a agir para atingir algo (o objectivo). Esta pode ser diferenciada em motivação intrínseca e extrínseca. A primeira refere-se à motivação gerada por necessidades e motivos da pessoa, a segunda refere-se à motivação gerada por processos de reforço e punição.
    “Merecem louvor os homens que em si mesmos encontraram o impulso, e subiram nos seus próprios ombros ”
    (Séneca)

    Mafalda Barreto nº21 10ºC

    ResponderEliminar
  4. Conceito de Motivação:
    É um conjunto de forças internas que mobilizam o indivíduo para atingir um dado objectivo como resposta a um estado de necessidade, carência ou desequilíbrio.
    Assim, o Ciclo motivacional organiza-se com:
    A Necessidade - Caracteriza o motivo e a razão de ser da acção.
    O Impulso ou pulsão - Que é a actividade desenvolvida pela necessidade ou motivo.
    A Resposta - É a actividade desenvolvida e desencadeada pela pulsão para atingir algo.
    O Incentivo - É o objectivo para o qual se orienta a acção.
    A Saciedade - É a satisfação decorrente depois de se ter atingido o objectivo pretendido.
    Este comportamento sequencial volta a repetir-se sempre que se repete a necessidade que o provoca.
    Em suma, podemos dizer que a motivação ocorre no sujeito várias vezes ao dia. Seja em simples actos como: alimentar-se e vestir-se ou em grandes decisões.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

T.P.C. 11º ano - 9-02-2011

Obesidade mental

Reflexão individual do módulo 0397