Balanço da Visita de Estudo ao Lugar dos Afectos, Aveiro 25.11.2010

No passado dia 25 de novembro de 2010, no âmbito do projecto da Educação Sexual, foi organizada uma visita de estudo ao Lugar Dos Afectos, em Aveiro, para todos os alunos do Ensino Secundário. A professora responsável pela visita foi Clara Reis.
    O Lugar dos Afectos, funcionando já há quase dois anos, é um espaço criado para pessoas de todas as idades, tanto para crianças como para idosos. Este espaço é constituido por sete pequenas casas, que existem nos livros da sua fundadora, a doutora Graça Gonçalves. Por isso, ao entrarmos na Casa dos Afectos, ficamos com a sensação de que estamos num livro seu.
    A doutora Graça Gonçalves -  já autora de muitos livros, psicóloga e médica - queria criar um espaço em que fosse possível «curar as almas», fazendo as pessoas serem felizes e sorrir mais. Isto foi possível através dos jogos que ela criou, destacando-se os jogos do «Gostarzinho» e «Jogo dos Afectos », que podemos jogar ou observar nas casinhas que compõem este espaço.
    Durante a nossa visita ao Lugar dos Afectos apenas entramos em duas das casinhas, a casa «Prenda de Amor», e a casa «Flor do Sentir».
    No geral, posso dizer que o balanço desta visita foi positivo, pois as monitoras que nos acompanharam transmitiram-nos uma mensagem preciosa, a de não mentirmos, sermos sinceros com os que nos rodeiam e darmos valor às simples coisas que possuímos; Valorizar as pessoas idosas, pois elas merecem vénias, apesar de hoje em dia serem cada vez mais desprezadas.
    Também abordaram o tema da Sexualidade, que não apenas consiste num envolvimento físico, como a maior parte dos adolescentes pensa,  mas também numa partilha de sentimentos - amor e carinho; Falámos do problema da gravidez na adolescência, problema que infelizmente afecta um número elevado de adolescentes, e da questão do amor na nossa idade.
    Apesar disto, há aspectos que todos nós concordamos que podiam melhorar, como por exemplo  a questão do aquecimento nas casinhas, pois estar num ambiente frio não é muito agradável; Inicialmente, quando entrámos no Lugar dos Afectos, pensámos todos que íamos entrar em todas as casinhas, mas desiludimo-nos um pouco depois de sabermos que apenas nos iam apresentar duas.Também quando entrámos na primeira casa, Flor do Sentir, ficámos com a ideia de que íamos jogar o jogo do «Gostarzinho»...mas apenas foi-no-lo apresentado.
    Estes são os aspectos principais que mais nos impediram de ter uma visita ao Lugar dos Afectos inesquecível. Esta visita podia ter sido melhor organizada mas, como já referi todos ficamos simplesmente satisfeitos.   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

T.P.C. 11º ano - 9-02-2011

Obesidade mental

Reflexão individual do módulo 0397